29 de agosto de 2014

FILMES: Causa & Efeito


Lançamento (1h45min
Dirigido porAndré Marouço
ComMatheus Prestes, Luiz Serra, Rosi Campos 
GêneroDrama
NacionalidadeBrasil

Sinopse
O policial Paulo (Matheus Prestes) enfrenta um grande trauma, após perder a esposa e o filho em um acidente de carro. Ele não consegue aceitar o fato de que o responsável pelo crime não tenha sido punido, e acaba decidindo fazer justiça com as próprias mãos. Paulo passa a matar outras pessoas, mas não consegue assassinar Madalena, quando descobre a sua triste história de vida. Os dois se apaixonam e fogem juntos, usando as palavras de um padre, um pastor e um espírita para reconstruir as suas vidas.

Causa e Efeito, novo filme espírita brasileiro, ganha primeiro trailer

Já fazia algum tempo que a safra de filmes espíritas nacionais não trazia novos títulos aos cinemas, mas em 3 de julho os fãs do gênero poderão comemorar: chega aos cinemas Causa e Efeito, nova trama do mesmo diretor de O Filme dos Espíritos.


A história, inspirada nos ensinamentos de Allan Kardec, mostra a vida do policial Paulo (Matheus Prestes), que perde a esposa e o filho em um acidente. Inconformado com o fato de o assassino continuar solto, ele decide fazer justiça com as próprias mãos. No caminho, conhece uma garota de programa, por quem se apaixona. Os dois recebem os conselhos de um padre, um pastor e um espírita, e percebem que estão sofrendo as consequências de uma causa ocorrida em vidas passadas.

Causa e Efeito é descrito pelos produtores como "o primeiro filme espírita autoral". Confira abaixo o trailer da produção:

Diretores

  • André Marouço
    André Marouço
Atores e atrizes
  • Matheus Prestes
    Matheus Prestes
    Personagem: Policial Paulo
  • Luiz Serra
    Luiz Serra
    Personagem: Espírita
  • Rosi Campos
    Rosi Campos
    Personagem: Medium
  • Henri Pagnoncelli
    Henri Pagnoncelli
    Personagem: Deputado Gustvao



24 de agosto de 2014

Mundo Animal: Garça-azul


Garça-azul

A garça-azul é uma ave ciconiiforme da família Ardeidae. Conhecida também como garça-morena (Pará) ou garça-cinzenta (Recife, Pernambuco).

Seu nome significa: do (francês) aigrette = garça; e do (latim) caeruleus = azul, azul escuro, azulado. ⇒ garça azul.



Classificação Científica
Reino:  Animalia 

Filo: Chordata 
Classe: Aves 
Ordem: Pelecaniformes 
Família: Ardeidae 
Leach, 1820 
Espécie: E. caerulea 

Nome Científico
Egretta caerulea
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês 

Little Blue Heron 

Estado de Conservação
(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Características

Chega a medir até 52 cm de comprimento. Quando adulta apresenta uma plumagem cinzento-azulada(azul-ardósia) com cabeça e pescoço violáceos, bico, tarso e dedos anegrados. Quando juvenil é branca, passando por um estágio de transição “malhado”, também apresentam as pernas esverdeadas e os olhos com íris amarelada (claros).


 Garça-azul adulto


 Garça-azul jovem
Filhote de garça-azul






Alimentação

Alimenta-se de pequenos invertebrados e peixes.
  Garça-azul se alimentando

Reprodução

Vive sozinha ou em grupos espaçados de 2 ou 3. Seus ninhos são plataformas construídas de gravetos, geralmente em manguezais, localizados de 1 a 3 m acima da linha d'água. Põe de 2 a 5 ovos azuis.

   Casal de garça-azul







Ninho de garça-azul


Ovo de garça-azul

Filhote de garça-azul


Hábitos
Habita manguezais e lamaçais do litoral, os quais explora nos momentos de maré baixa, além de alagados, rios e lagos, sendo mais comum em áreas costeiras. No Brasil E. caerulea é mais freqüente nos manguezais, ambientes que representavam os únicos locais conhecidos de reprodução dessa espécie no país.

Bando de garça-azul






Distribuição Geográfica
Presente em todo o litoral brasileiro, Pantanal e Bacia Amazônica. Encontrada também desde o sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.


  

Ocorrências registradas no WikiAves

Referências


Wikipédia - a enciclopédia livre - disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gar%C3%A7a-azul 

Brasil 500 Pássaros - disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm 


PANAMJAS - Pan American of Journal of Aquatic Sciences - disponível em http://www.panamjas.org/pdf_artigos/PANAMJAS_3(3)_328-334.pdf 

23 de agosto de 2014

Almanaque: Dia do Folclore



folclore Nacional

Vocês conseguem identificar alguns destes personagens do nosso Folclore?

Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.

Folclore do Nordeste
Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. 
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país.O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Frevo e do maracatu.

Folclore do Sudeste
As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro.
Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango.

Folclore do Sul
O folclore da região possui possuí uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). Exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
As lendas folclóricas,  na região: boitatá, lenda do Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.

Folclore do Norte
Influência indígena.São típicas da região as seguintes lendas: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Vitória-Régia, lenda da Mandioca e Uirapuru.
As festas e danças típicas do norte são: Carimbó, Ciranda, Boi-Bumbá e Marujada.

Folclore do Centro-Oeste
As lendas mais comuns na região Centro-Oeste do Brasil são: Ramãozinho, Saci-pererê, Lobisomem e Pé-de-garra.
Festas tradicionais, podemos destacar: carvalhada, festas juninas e touradas. As dança folclóricas são: congada, folia de reis, tapiocas, cururu e tambor.  (Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/)

O personagem que mais gosto é o do Negrinho do Pastoreio.
Nomes comuns: Negrinho do Pastoreio 

Origem: Fim do Século XIX, Rio Grande do Sul. Há na Argentina um personagem semelhante chamado El Quemadito, surgido durante a guerra civil de 1830. 

Alguns folcloristas afirmam que o Rio Grande do Sul tem uma única lenda sua, criada às feições locais, que é a do Negrinho do Pastoreio. 

Ela não tem ligação alguma com a lenda do Saci brejeiro, que de cachimbo apagado ataca à noite os viajantes. O Negrinho ou Crioulo do pastoreio, é exclusivamente gaúcho, pelo seu feitio, pelo seu papel na vida campeira. E pelo próprio martírio, que é um dos tantos episódios reais da escravidão, ele se afasta por completo do Saci. Resta uma semelhança: ambos são negrinhos. 

Alguns historiadores afirmam que em São Paulo o Saci também encontra objetos perdidos a troco de ovos frescos. Mas este não está associado à idéia cristã. Barbosa Rodrigues, conhecido folclorista, inclui o Negrinho do Pastoreio como um símile do Saci. De fato, as características do Saci, realmente, não se encontram no Negrinho do Pastoreio. Nem os vícios, nem as diabruras. 

O Negrinho do Pastoreio é uma lenda cristã, divulgada com finalidades morais. O Negrinho é sem pecado, uma vítima. Perdendo duas vezes a tropilha que acha miraculosamente, o Negrinho, por associação natural, é padroeiro dessa atividade nos campos gaúchos. Trata-se de uma lenda puramente regional. (Fonte: 
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_negrinho_do_pastoreio.htm


Estas histórias são bem antigas, mais estamos criando novos personagens com as lendas urbanas.
Lendas urbanasmitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São freqüentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.(Wikipedia)


22 de agosto de 2014

Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou


Lançamento (1h46min
Dirigido porMarcus Baldini
ComMônica Martelli, Paulo Gustavo, Daniele Valente 
GêneroComédia
NacionalidadeBrasil



Sinopse 

Ironia. Essa é a definição ideal para a situação de Fernanda (Mônica Martelli), de 39 anos, que trabalha organizando a cerimônia mais importante do imaginário feminino, o casamento, mas é solteira. Forte devota do amor, a produtora lida com os mais diversos tipos de homem e reserva grande parte do seu tempo à procura do par perfeito.

Diretores

  • Marcus Baldini
    Marcus Baldini
Atores e atrizes
  • Mônica Martelli
    Mônica Martelli
    Personagem: Fernanda
  • Paulo Gustavo
    Paulo Gustavo
    Personagem: Aníbal
  • Daniele Valente
    Daniele Valente
    Personagem: Nathalie
  • Marcos Palmeira
    Marcos Palmeira
    Personagem: Tom
  • Eduardo Moscovis
    Eduardo Moscovis
    Personagem: Juarez
  • Herson Capri
    Herson Capri
    Personagem: Homem da galeria de arte
  • Alejandro Claveaux
    Alejandro Claveaux
  • Júlia Rabello
    Júlia Rabello
Robertinho
Maria Alice
Nick
Marcelinho
Dona Dedé
Tia Sueli

Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou" e das filmagens!


Adaptação
O filme é uma adaptação da peça de sucesso homônima que esteve oito anos em cartaz pelo Brasil e atraiu 1,5 milhão de espectadores.


19 de agosto de 2014

Pretty Little Liars


Criado porMarlene King (2010)
ComLucy Hale, Ashley Benson, Troian Bellisario 
PaísEUA
GêneroDrama
StatusEm produção
Duração42 minutos


Sinopse 
Na pequena cidade de Rosewood, na Pensilvânia, as melhores amigas Spencer Hastings (Troian Bellisario), Aria Montgomery (Lucy Hale), Hanna Marin (Ashley Benson) e Emily Fields (Shay Mitchell) guardam complexos segredos. Alison (Sasha Pieterse), 5ª membra e líder do grupo, desapareceu há um ano e não deixou qualquer pista. As amigas recebem cartas misteriosas assinadas por uma letra e suspeitam que seja sua antiga companheira, mas a desconfiança que possuem em relação ao universo perverso no qual vivem provoca uma reflexão cada vez maior.


Criadores 

Marlene King Criador

Atores e atrizes
  • Lucy Hale
    Lucy Hale 
    Personagem: Aria Montgomery
  • Ashley Benson
    Ashley Benson 
    Personagem: Hanna Marin
  • Troian Bellisario
    Troian Bellisario 
    Personagem: Spencer Hastings
  • Tyler Blackburn
    Tyler Blackburn 
    Personagem: Caleb Rivers
  • Holly Marie Combs
    Holly Marie Combs 
    Personagem: Ella Montgomery
  • Ian Harding
    Ian Harding 
    Personagem: Ezra Fitz
  • Laura Leighton
    Laura Leighton 
    Personagem: Ashley Marin
  • Janel Parrish
    Janel Parrish 
    Personagem: Mona Vanderwall
  • Sasha Pieterse
    Sasha Pieterse 
    Personagem: Alison DiLaurentis
  • Chad Lowe
    Chad Lowe 
    Personagem: Byron Montgomery
Paige
Lindsey Shaw
Ep. 1
Sandy
Rose Abdoo
Ep. 1

Curiosidades 
Diferença entre os livros e a TV

Curiosidade sobre a série
Na série literária, o desaparecimento de Alison ocorre no verão, antes das meninas entrarem na 8ª série, o que corresponde a um antes do mesmo acontecimento na versão para a TV.

Atriz convidada
A atriz Ashley Tisdale foi convidada para um teste mas não topou fazê-lo. Ao invés de Pretty Little Liars, ela realizou um teste para Hellcats e conseguiu a personagem.

Mesmo local
Diversas cenas foram gravadas nas mesmas locações utilizadas na cidade de Stars Hollow, em Gilmore Girls.

Baseada em
A série é uma adaptação da coleção de livros homônima escrita por Sara Shepard.

Esta é a minha série preferida adoro as quatro amigas,o mistério que envolve a morte de Alisson, suspense para saber quem é "A".

E aí vocês curtem esta série ou não, deixem seus comentários!!

Beijos, participem do Top Comentarista de Agosto!!


* informações tiradas so site: http://www.adorocinema.com/
© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo