31 de julho de 2012

OSCAR E LUCINDA - PETER CAREY

Oscar e Lucinda

Sinopse - Oscar e Lucinda - Peter Carey 


Criado em uma pequena cidade da Inglaterra no final da era vitoriana, o inglês Oscar Hopkins passou a infância aos cuidados de um pai severo, ao mesmo tempo líder de uma ordem religiosa que não permite danças, jogos, ou sequer um simples pudim de Natal,  e cientista que encontra Deus nos pequenos organismos que pesquisa no mar gelado de Hennacombe. apostando  em um sinal divino, Oscar escolheu seu destino através de um jogo de amarelinha. A resposta o levou a um internato e à vida religiosa. Porém, rompido com o pai e sem dinheiro, encontrou as pistas de corrida, passando a jogar obsessivamente . Sua redenção é a longínqua Nova Gales do Sul, onde pretende renovar sua fé. Em Londres, ele embarca no Leviatã.
Ovelha negra na insípida sociedade australiana, ainda uma colônia da Inglaterra, herdeira de uma fortuna, órfã, Lucinda  Lepastrier é jogadora  de pôquer e dona de uma fábrica de vidros em Sidney, comprada por inspiração da mãe, uma feminista que acreditava no poder da fábrica como forma de libertação das mulheres. Evitada pelas senhoras de seu grupo social e ignorada por seus maridos. Lucinda só encontra um pouco de diversão com o reverendo Hasset ( por quem esperava ser pedida em casamento) e na casa do contador d'Abbs, onde há uma animada mesa de jogo. De volta de uma viagem à Inglaterra, ela embarca no Leviatã.
A bordo do navio, Oscar e Lucinda se envolvem e escandalizam os outros passageiros. São dois jogadores cujo objetivo é a construção de uma igreja de vidro no deserto  da Austrália. Narrado  pelo bisneto de Oscar, este romance é uma narrativa brilhante sobre amor e mercantilismo, religião e colonialismo, fé e loucura.

Resenha:
Bom , o que dizer deste livro, primeiro muito grosso, são apenas 514 páginas, apesar de não gostar muito de livros grossos com muitas páginas, este livro deu origem ao filme , com a produção da Fox Searchlight ( não tive oportunidade de ver), ele é dividido em 111 capítulos, sendo que eles são curtos, por isso a leitura dos capítulos é bem rápida. Não acho que ele seja um  romance, pois estamos acostumados com aquelas cenas maravilhosas, ricos em detalhes sobre romantismo,  ele não possui isso. É uma leitura regular, daria uma nota 6,0 para ele.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo