30 de novembro de 2012

O OUTRO PÉ DA SEREIA - MIA COUTO

O Outro Pé da Sereia


Sinopse - O Outro Pé da Sereia - Mia Couto

Este novo romance do moçambicano Mia Couto faz um retrato poético, alegórico e também crítico da Moçambique contemporânea. A imagem de uma santa católica que encanta e perturba todos os que dela se aproximam é o centro de uma trama dividida em dois momentos históricos, ligados por questões étnicas, religiosas e de destino familiar. 
Num deles, o jesuíta Gonçalo da Silveira parte de Goa, na Índia, em 1560, com a missão de converter ao cristianismo o imperador do Reino do Ouro, ou Monomotapa, situado na região fronteiriça entre os atuais Zimbábue e Moçambique. Segue com ele uma imagem de Nossa Senhora, a que os escravos da nau portuguesa chamam de Kianda, uma divindade das águas, e os africanos tratam por Nzuzu, a rainha das águas doces. As relações de sincretismo religioso e choque cultural entre portugueses, indianos e africanos conduzem ao segundo momento histórico.
Em 2002, dez anos depois dos acordos de paz entre governo e forças rebeldes, Moçambique é um país em recuperação. Um pastor e sua mulher, Mwadia Malunga, encontram a imagem de Nossa Senhora nas margens de um rio da pequena localidade de Antigamente. O curandeiro do lugar diz que eles conspurcaram o espírito do rio e correm grande perigo. Mwadia decide então voltar a Vila Longe, onde deixara a família, para abrigar a estátua.

RESENHA:

Fala sobre a vida de Mwadia Malunga e seu marido, Zero Madzero seus costumes, em Moçambique, também história da imagem da Nossa Senhora, livro com muitos detalhes sobre lendas, sobre rituais, como a imagem de Senhora mudou suas vidas e os moradores de Moçambique.
Este livro é  bem Cultural, enredo forte por causa dos rituais e situações do cotidiano, bem interessante para conhecer outra religião e cultura.
O livro O Outro Pé da Sereia eu recomendo, pode ser considerado um livro de ensinamento de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo