31 de outubro de 2014

HALLOWEEN- 3ª PARTE

   Halloween nos Estados Unidos




Introdução

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. De origem pagã, a tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Além dos EUA, outros países de língua inglesa (Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda) também comemoram esta data.

Como é comemorado nos Estados Unidos

Como o Halloween não está ligado a nenhuma instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organização e celebram a data.

O caráter religioso foi perdendo, com o passar do tempo, a relação com o Halloween. Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização.

O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.

Principais atividades do Halloween nos Estados Unidos (tradições):

- Trick or treat (“doce ou travessura”) – crianças fantasiadas com trajes típicos (fantasmas, múmias ou outros personagens assustadores) passam de casa em casa pedindo doces e balas.

- Uso de trajes típicos (assustadores) – pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.

- Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das Bruxas.

- Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos EUA de Jack-o'-lantern) – envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.

- Visita a atrações assombradas – muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.

- Conto de histórias assustadoras – realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.

- Brincadeiras típicas do Halloween – uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes (mordendo).

- Organização de festas e bailes à fantasia com temática do Dia das Bruxas.

- Assistir filmes ou encenações teatrais de terror.

- Acendimento de fogueiras 


Bibliografia indicada:

- Desmascarando o Halloween 
Autor: Manoel, Batista, PB
Editora: Biblioteca 24 horas
Temas: Religião, Crenças

- Halloween - veneno com gosto de festa 
Autor: Santos, Vacilius
Editora: Naos
Temas: Religião, Cristianismo

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo