3 de agosto de 2014

MUNDO FLORAL: FITOTERAPIA - SABUGUEIRO

Olá Borboletinhas ,

Vamos continuar com  nosso post sobre  as plantas  fitoterápicas. Hoje vamos descobrir um pouco sobre a planta SABUGUEIRO.


SABUGUEIRO


SABUGUEIRO (Nome latim: Sambucus Nigra )

SINONÍMIAS: 

Outros nomes populares: Sabugueiro-da-Europa, sabugueirinho, sabugueiro-negro, sabugueiro.

ORIGEM:
Sabugueiro ou sabugueirinho (Sambucus nigra L., Sambucus ebulus L., Sambucus australis Cham e Schlt) do gênero Sambucus, família Adoxaceae (Caprifoliaceae na classificação anterior), é uma planta encontrada em algumas regiões do Brasil como Rio Grande do Sul
O descobrimento por parte do ser humano data da Antiguidade, com diversos usos.É nativa da Europa e do norte da África e disseminou-se facilmente pelo mundo todo, sendo inclusive objeto de muitas lendas, folclore e superstição.Dizia a lenda que, de sua madeira foi feita a cruz onde Cristo morreu. Isso porque ao espremer o fruto do sabugueiro escorre um suco de cor vermelho-sangue. Dizia-se dar azar cortar um sabugueiro.A folha do sabugueiro é boa para gripes, resfriados, tosse, sarampo e caxumba.

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA: 

O Sabugueiro é uma planta arbustiva de porte médio, atinge aproximadamente 5 metros de altura, às vezes mais. Pode ser encontrada desde o sul da Escandinávia até o norte da África, e também na região sul do Brasil. Suas flores são bem pequenas e numerosas, agrupadas em inflorescências, de cor branca, exalam perfume agradável. O Sabugueiro produz pequenos frutos de cor violeta escuro, comestíveis, porém, o sabor é mais aceito após cozimento.

PRINCÍPIOS ATIVOS: 

•Flavonol glicosideos, taninos

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: 

•Cicatrizante, depurativo, diurético, galactagogo, laxante, refrescante, resoluto, sudorífera.

FORMAS DE USO: 

•Geralmente, utiliza-se flores de Sabugueiro para fins terapêuticos. Indicado para afecções pulmonares, catapora, bronquite, dor de garganta e como expectorante. No passado, a loção feita com flores de Sabugueiro era muito utilizada pelas mulheres para deixar a pele mais branca, suave e livre de manchas. É muito comum, até nos dias de hoje, colocar flores de Sabugueiro na água da banheira, para relaxamento e pele cansada.

CONTRA- INDICAÇÕES:
Grávidas e lactantes.

            Referências Bibliográficas:
Lorenzi , Harri ,Abreu Matos,F.J,Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas, Plantarum,São Paulo, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo