31 de maio de 2012

Diário de Anne Frank



O DIÁRIO DE ANNE FRANK  É COMPOSTO DA ADOLESCENTE  ANNE FRANK , NO PERÍODO QUE SE ESTENDE  DE 1942 A 1º AGOSTO  DE 1944. ESTE PODERIA SER O DIÁRIO ESCRITO POR QUALQUER GAROTA DE 13 ANOS , NOS TEMPOS ATUAIS , COM TODAS AS INQUIETUDES E PREOCUPAÇÕES DE UMA JOVEM , SE ELA NÃO TIVESSE VIVENDO JUSTAMENTE EM UM DOS CONTEXTOS MAIS DIFÍCEIS DA HISTÓRIA  DA HUMANIDADE . A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.


ELA TINHA APENAS 13 ANOS E , DE REPENTE ,VIU SUA EXISTÊNCIA SOFRER UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL. SUBITAMENTE ANNE ESTAVA VIVENDO COM SUA FAMÍLIA E OUTROS JUDEUS , COMPANHEIROS DA MESMA SINA , OCULTOS EM AMSTERDAM, NA HOLANDA , NA ÉPOCA EM QUE ESTE PAÍS  FOI INVADIDO PELOS NAZISTAS ALEMÃES.


A GAROTA NARRA A ROTINA DESTA PEQUENA COMUNIDADE DURANTE O PERÍODO
EM QUE SEUS INTEGRANTES PERMANECERAM REFUGIADOS NO PORÃO DO GABINETE EM QUE SEU PAI TRABALHARA ,PARA ONDE O GRUPO SE DIRIGE AO TOMAR CONHECIMENTO DO DESTINO QUE LHES ESTARIA RESERVADO SE FOSSEM CAPTURADOS PELAS FORÇAS DA ALEMANHA .

NESTE RECANTO ABRIGAM-SE A FAMÍLIA  DE ANNE - A ADOLESCENTE  ,OS PAÍS  E A IRMÃ -, E A SENHOR VAN DAAN. ELE, A ESPOSA E O PETER , QUE SE TORNA O MELHOR AMIGO  DA GAROTA, E POR QUEM ELA SE ENCANTA CADA VEZ MAIS. NESTE DIÁRIO REGISTA A VIVÊNCIA DESTAS PESSOAS SOB A AMEAÇA CONSTANTE DA MORTE E SUA VISÃO PESSOAL SOBRE ESTE TERRÍVEL CONFRONTO BÉLICO.

 ANNE TEM A IDEIA DE ESCREVER UM DIÁRIO QUE PUDESSE REALMENTE SER PUBLICADO APÓS OUVIR UMA TRANSMISSÃO RADIOFÔNICA QUE INCENTIVAVA AS PESSOAS A DOCUMENTAR OS EVENTOS LIGADOS A GUERRA, POIS ESTE MATERIAL TERIA , FUTURAMENTE , UM ALTO SIGNIFICADO.ELA INSCREVE EM SEUS ESCRITOS TUDO O QUE SE PASSA NO COTIDIANO DOS FUGITIVOS , INCLUSIVE SUA NOTÓRIA PREDILEÇÃO PELO PAI , QUE CONSIDERAVA AMOROSO E NOBRE , AO CONTRÁRIO DA MÃE , COM QUEM A MENINA ESTAVA SEMPRE EM CONFRONTO.

DEPOIS DE TEMPOS DIFÍCEIS , OFICIAIS DA GESTAPO DESCOBREM O ESCONDERIJO, EM 4 DE AGOSTO DE 1944, PRENDEM OS REFUGIADOS E OS CONDUZEM PARA DIVERSOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO. NESTE DIA O PAI , OTTO HEINRICH FRANK, RECEBE O DIÁRIO  DA FILHA E, , COMO É O ÚNICO  REMANESCENTE DO PERÍODO TRANSCORRIDO COMO PRISIONEIRO , LUTA PELA PUBLICAÇÃO DE SEUS TEXTOS , REALIZANDO FINALMENTE O SONHO DE ANNE . COM AUXÍLIO DA ESCRITORA MIRJAM PRESSIER , ELE ALCANÇA O SEU OBJETIVO  E LANÇA O DIÁRIO EM 1947.

ANNE MORREU EM PLENO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, EM BERGEN-BELSEN, EM FINS DE FEVEREIRO DE 1945 . O DIÁRIO ORIGINAL ESTÁ PRESERVADO NO INSTITUTO HOLANDÊS PARA A DOCUMENTAÇÃO DA GUERRA. OS DIREITOS AUTORAIS DA OBRA DE ANNE ESTÃO  RESERVADOS AO FUNDO ANNE FRANK , LOCALIZADO NA SUIÇA , UMA VEZ QUE OTTO FRANK FALECEU EM 1980.

RESENHA

ESSA HISTÓRIA ME EMOCIONOU MUITO, EU ATE CHOREI , É UMA HISTÓRIA MARCANTE , EU RECOMENDO ELE PORQUE É UMA PROVA DE SUPERAÇÃO , DEVEMOS TOMAR CIÊNCIA , REFLETIR  CADA ATITUDE  PORQUE NUM MOMENTO TEMOS TUDO  E NO OUTRO NADA , TEMOS QUE FAZER TUDO QUEREMOS , SEM PENSAR NO AMANHÃ, POIS ESSE MOMENTO PODE SER O ULTIMO . EU ESTOU NESSE MOMENTO NA VIDA POR MOTIVOS DIVERSOS .






Um comentário:

  1. Li o livro a muito anos, e realmente faz refletir sobre as nossas vidas.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo