22 de junho de 2014

MUNDO FLORAL - FITOTERAPIA - ARNICA

Olá, Borboletinhas! 

Hoje venho falar um pouco sobre área que mais gosto da Biologia que é meu curso da faculdade, que é botânica,  por isso vou fazer  várias reportagens sobre fitoterápicos, mas também vou falar sobre as plantas e flores diversas,  por isso criei esta coluna, vocês devem achar estranho o que isso tem haver com o blog literário,  antes de ser blog literário ele era para ser blog voltado para biologia, houve mudanças, mas deixar para lá nunca,  por isso resolvi criar duas colunas que vão  ter assuntos sobre biologia. Então vão começar falando sobre Fitoterapia .

FITOTERAPIA
Há muito tempo as ervas medicinais são utilizadas na cura de diversos problemas quue afligem a humanidade. Inúmeros médicos, cientistas e estudiosos afirmaram, durante séculos, que é possível encontrar nas plantas remédios para todo tipo de enfermidade, bastando para descobrir suas propriedades  e o uso que se pode fazer delas, de acordo com a doença a ser tratada. Acredita-se que os tratamentos à base de remédios  de origem vegetal, ou seja, a hoje conhecida fitoterapia (fito = planta; terapia = tratamento), começaram  a ser praticados na India, alcançando a China e, posteriormente, espalhando - se por todo o Oriente Medio. Através dos tempos, as plantas foram sendo pesquisadas  mais a fundo, tornando-se estes estudos um eficaz aliado da medicina no combate aos fatores que produzem enfermidades e incidindo sobre o funcionamento de todo o organismo humano. O objetivo dessa medicinas - denominada medicina natural - é não só eliminar os sintomas das doenças, mas, principalmente, combater suas causas.


ARNICA




ARNICA
(Nome latim Arnica Montana)

SINONÍMIAS:
•    Popularmente, a arnica recebeu diversos nomes: Quina-dos-pobres,tabaco-dos-alpes, tabaco-da-montanha, erva-dos-pregadores, etc.

ORIGEM:
•    Seus poderes são conhecidos desde a Idade Média - a arnica (Arnica Montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa e desde tempos remotos é usada na cicatrização de ferimentos graças às suas propriedades regeneradoras de tecidos. Por ser uma planta originária dos solos ácidos das montanhas européias, o cultivo da Arnica Montana no Brasil é de adaptação muito difícil. Por aqui, existem muitas plantas chamadas popularmente de arnica, mas na verdade são espécies diferentes e não têm a mesma aplicação terapêutica. Há controvérsias sobre origem do nome "Arnica", embora muitas referências indiquem que seja uma deformação da palavra grega 'ptarmica', que significa "que faz espirrar". O nome "quina-dos-pobres" teria surgido no século XIX, em razão das suas propriedades antitérmicas.

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA:
     •  A Arnica é um arbusto perene, que produz floradas abundantes de cor amarelo-   ouro ou alaranjado. As pétalas ovaladas e pontudas exalam um suave perfume. Os frutos são pardos. As flores e as raízes são as únicas partes da planta que podem ser aproveitadas para fins medicinais e cosméticos.

PRINCÍPIOS ATIVOS:
          •       Óleos essenciais, Lactonas Sesquiterpênicos, flavonóides

     PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:
          •  Analgésica, anti-congestiva, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-seborréico, anti-séptico, cardio-tônica, estimulante, estimulante do crescimento capilar, hipotensora, tônica, vulnerária.

FORMAS DE USO:
•   Parte utilizada da arnica: flores, folhas, rizoma (Tintura,extrato,pó das folhas,raiz.)
•     As flores e as raízes são as únicas partes da planta que podem ser aproveitadas para fins medicinais e cosméticos.
•       A milagrosa florzinha, no entanto, deve ser utilizada com cautela. Recomenda-se utilizá-la para uso interno apenas sob supervisão médica. Nunca se deve fazer chá com as folhas da arnica, pois elas apresentam componentes altamente tóxicos. As farmácias homeopáticas preparam medicamentos seguros a partir das raízes da arnica, que são largamente utilizados. Já para o uso externo, as precauções podem ser reduzidas. Existem no mercado vários medicamentos indicados para uso externo, preparados à base de arnica que podem ser usados para tratar machucados, contusões musculares, artrite, dores reumáticas e até para auxiliar no tratamento das varizes. Na cosmética, a arnica é empregada para combater a oleosidade e queda excessiva dos cabelos, rachaduras e hematomas na pele e tratar irritações da pele dos bebês (na forma de talco). Para aplicações externas, você pode preparar a tintura e o óleo medicinal em casa. É só adquirir as flores secas em farmácias ou lojas especializadas.

CONTRA- INDICAÇÕES:
•     Nunca usar internamente se há distúrbios gastrointestinais, tais como úlcera duodenal,gastrite,refluxo esofágico,colite, diverticulite.A arnica não deve ser usada internamente, para qualquer finalidade, sem supervisão médica.Externamente ela não deve ser usada em ferimentos sem pele.Pode causar empolamento e irritação da pele.Mortes por envenenamento por arnica têm sido relatadas.Pode causar náuseas,vaso dilatação,irritações gástricas,dermatite de contato com formação de eczemas,irritações dos rins,calor na garganta,vômitos,diarréia, contrações espasmódicas dos membros,dificuldade de respiração, inflamação do tubo digestivo,sérios danos ao coração, sedar o sistema nervoso central e coma.Não há antídoto conhecido, 50 ml da tintura pode levar à morte. 

Referências Bibliográficas:
Lorenzi , Harri  ,Abreu Matos,F.J,Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas, Plantarum,São Paulo, 2002
ESSENCIAL -GUIA PRATICO  DE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE -PLANTAS QUE CURAM-SÃO PAULO-,2002 -EDITORA BRASIL LTDA
*IMAGEM CANTINHO DA rO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo