23 de agosto de 2014

Almanaque: Dia do Folclore



folclore Nacional

Vocês conseguem identificar alguns destes personagens do nosso Folclore?

Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.

Folclore do Nordeste
Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. 
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país.O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Frevo e do maracatu.

Folclore do Sudeste
As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro.
Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango.

Folclore do Sul
O folclore da região possui possuí uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). Exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
As lendas folclóricas,  na região: boitatá, lenda do Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.

Folclore do Norte
Influência indígena.São típicas da região as seguintes lendas: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Vitória-Régia, lenda da Mandioca e Uirapuru.
As festas e danças típicas do norte são: Carimbó, Ciranda, Boi-Bumbá e Marujada.

Folclore do Centro-Oeste
As lendas mais comuns na região Centro-Oeste do Brasil são: Ramãozinho, Saci-pererê, Lobisomem e Pé-de-garra.
Festas tradicionais, podemos destacar: carvalhada, festas juninas e touradas. As dança folclóricas são: congada, folia de reis, tapiocas, cururu e tambor.  (Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/)

O personagem que mais gosto é o do Negrinho do Pastoreio.
Nomes comuns: Negrinho do Pastoreio 

Origem: Fim do Século XIX, Rio Grande do Sul. Há na Argentina um personagem semelhante chamado El Quemadito, surgido durante a guerra civil de 1830. 

Alguns folcloristas afirmam que o Rio Grande do Sul tem uma única lenda sua, criada às feições locais, que é a do Negrinho do Pastoreio. 

Ela não tem ligação alguma com a lenda do Saci brejeiro, que de cachimbo apagado ataca à noite os viajantes. O Negrinho ou Crioulo do pastoreio, é exclusivamente gaúcho, pelo seu feitio, pelo seu papel na vida campeira. E pelo próprio martírio, que é um dos tantos episódios reais da escravidão, ele se afasta por completo do Saci. Resta uma semelhança: ambos são negrinhos. 

Alguns historiadores afirmam que em São Paulo o Saci também encontra objetos perdidos a troco de ovos frescos. Mas este não está associado à idéia cristã. Barbosa Rodrigues, conhecido folclorista, inclui o Negrinho do Pastoreio como um símile do Saci. De fato, as características do Saci, realmente, não se encontram no Negrinho do Pastoreio. Nem os vícios, nem as diabruras. 

O Negrinho do Pastoreio é uma lenda cristã, divulgada com finalidades morais. O Negrinho é sem pecado, uma vítima. Perdendo duas vezes a tropilha que acha miraculosamente, o Negrinho, por associação natural, é padroeiro dessa atividade nos campos gaúchos. Trata-se de uma lenda puramente regional. (Fonte: 
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_negrinho_do_pastoreio.htm


Estas histórias são bem antigas, mais estamos criando novos personagens com as lendas urbanas.
Lendas urbanasmitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São freqüentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.(Wikipedia)


2 comentários:

  1. Oi, Sonia!
    Achei muito legal você falar de folclore. Quando eu era pequeno, eu gostava muito de ler livros com esses personagens da nossa cultura... Afinal, esses são os NOSSOS contos de fadas, e são tão bonitos como aqueles que exportamos do estrangeiro... Saci-perere,.Curupira, Boto Cor-de-Rosa, Boi Bumbá... Sem contar as lendas indígenas. É muito bacana mesmo... Aprendi a gostar de nossas lendas através de Monteiro Lobato, um dos escritores infantis mais geniais não só do Brasil, mas do planeta.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Incrivel como eu sei tão pouco sobre o nosso folclore!
    Que vergonha!
    Obrigada pela aula, hahahahaha.
    Depois dessa vou pesquisar um pouco mais...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo