O Dia Mundial do Mágico é comemorado em 31 de Janeiro, em homenagem a esse artista que trabalha com o entretenimento através de ilusionismo.
A origem da data está ligada a data de falecimento do Santo João Bosco da tradição católica, em 31 de Janeiro de 1888, que é considerado o padroeiro dos mágicos. João Bosco foi uma pessoa que era fiel a Igreja e ajudava a sua família através de apresentações de malabarismos e mágicas para complementar a renda, e durante essas apresentações aproveitava para pregar o evangelho para seu público.
O Mágico
Os mágicos atuam como artistas do ilusionismo e utilizam técnicas para criar ilusões e surpreender as pessoas, com truques e efeitos visuais que desafiam a lógica. Algumas das mágicas mais comuns e clássicas são: tirar um coelho da cartola, levitação e o pombo que surge a partir de um lenço. Entre a maioria dos mágicos é uma regra não revelar segredos dos truques, para manter a fantasia.
Mágicos Famosos
Diversos mágicos fizeram história com seus truques e ações surpreendentes que tornaram a arte de ludibriar os sentidos muito popular.
O primeiro mágico a fazer grande sucesso foi Harry Houdini, que ficou famoso por seus truques de escape, onde era preso em locais fechados em situações perigosas, com risco de morte, e tinha que escapar ileso daquelas situações. Houdini teve sua época mais criativa por volta de 1900, mas morreu em 1926 aos 52 anos, quando foi confrontado por um estudante que não acreditava em suas técnicas. O estudante desafiou Houdini em um de seus truques, que consistia em levar socos no estômago sem maiores consequências, porém Houdini não estava preparado e acabou levando os socos e sofrendo traumas abdominais que o levaram a morte. Apesar disso até hoje Houdini é considerado o maior mágico da história.
Outro mágico famoso é o David Copperfield, que se popularizou através de shows e espetáculos de magia populares na Broadway, com apresentações performáticas e que atraem o grande público, tornando-se sinônimo de mágica e o mais famoso ilusionista da atualidade.
Já o mágico David Blaine, tornou-se famoso pela simplicidade de seus truques e por atrair o público nas ruas das cidades, conseguindo admiração pelo seu contato direto com o público.
Polêmica entre os Mágicos
Quando falamos em polêmicas no mundo dos mágicos lembramos do famoso Mister M, que é um mágico que apesar de não ter muitos truques novos, tinha como principal marca esconder a sua identidade e fazer a revelação dos truques que apresentava, em redes de televisão e outros shows. Foi muito criticado por isso, pois desrespeitava a regra de nunca revelar os truques.
Diferença entre Mágicas e Magia
Não se pode confundir mágica com magia, uma vez que mágica está relacionada a um truque de ilusão, enquanto a magia está relacionada a uma classe espiritual, uma crença em poderes sobrenaturais.
Filmes sobre Magia
Um dos filmes que retratam muito bem o ramo do ilusionismo é O Ilusionista de 2006, que mostra um famoso ilusionista apresentando truques e surpreendendo toda uma cidade, enquanto um príncipe da época tenta desmascara-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário