21 de setembro de 2014

MUNDO ANIMAL: Beija-flor-azul-de-rabo-branco



beija-flor-azul-de-rabo-branco jovem


O beija-flor-azul-de-rabo-branco é conhecido também como beija-flor-branco.

Seu nome significa: do (latim) flos, floris = flor; e suga = sugere sugar; e do (latim) mel = mel; e vorus, vorare = devorador, devorar; mellivora, mellivorus = aquele que devora mel. -Ave que devora mel sugando.

Apresenta 2 subespécies:

Florisuga mellivora mellivora ( Linnaeus, 1758 ).

Florisuga mellivora flabellifera ( Gould, 1846 ).

Características

Mede 11 – 12 cm, macho pesando 7,4g e a fêmea 6,5 g. Dimorfismo sexual acentuado. Macho com a cabeça, pescoço e peito azul cintilante metálico com uma grande mancha nucal branca, dorso verde brilhante, barriga e retrizes brancas com as pontas pretas, bico e pés pretos. Fêmea com as partes superiores verdes-amarronzadas-metálicas, partes inferiores com a garganta e peito escuros, escamados de branco e barriga branca pintada de verde e cauda com retrizes verdes, margeadas de preto e branco. O macho imaturo tem uma faixa cor de canela ao lado da garganta. As duas subespécies são semelhantes, a não ser o tamanho, sendo ssp. flabellifera maior.

 beija-flor-azul-de-rabo-branco macho

 beija-flor-azul-de-rabo-branco fêmea











Alimentação

Alimenta-se principalmente do néctar das flores, mas come também pequenos insetos voadores, fazendo voos curtos a partir de seu poleiro e capturando sua presa no ar ou pairando em frente a um enxame e pegando um por um. Captura insetos que busca na copa das árvores ou sobre rios. Também pode arrancar sua presa posicionada em folhas e ramos.

beija-flor-azul-de-rabo-branco se alimentando
Reprodução

Na época da reprodução, no início da estação chuvosa, os machos geralmente realizam voos acrobáticos e lutam entre si no dossel da floresta. Com a fêmea posicionada em um poleiro, o macho alça voo e paira de repente no ar e abrindo sua cauda desce lentamente, exibindo sua cauda em toda sua glória para a fêmea. Tais exibições são feitas em alturas consideráveis. O ninho é feito pela fêmea no sub-bosque a uma altura de 1 a 3 metros do solo. Seu ninho é uma tigela sólida e rasa feita de material macio, como paina de gravatá, fiapos de xaxim, etc. e com sua parede externa atapetada com fragmentos de folhas, liquens, musgos, etc., colados firmemente com teias de aranhas. O ninho é posto sobre o dorso de uma folha larga e grossa horizontal, que é protegido por outra folha. A fêmea põe de 1 a 3, mas geralmente 2 ovos brancos. Os filhotes deixam o ninho após 16 a 19 dias.

Ninho de beija-flor-azul-de-rabo-branco
Filhote de beija-flor-azul-de-rabo-branco
















Hábitos
Varia de incomum a localmente comum. Vive em florestas úmidas, matas secundárias e matas de transição, frequentemente nas copas e no subdossel, bordas de florestas, clareiras, embora possa ser encontrado em áreas de cultura como plantações de cacau e café, sendo mais comum do nível do mar até uma altitude de 900 metros. Encontrado geralmente solitário, embora ocasionalmente se reúnam em pequenos grupos em torno de árvores floridas.


Distribuição Geográfica

R ( Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos ). Toda a Amazônia brasileira. Ocorre do México à Amazônia, à Bolívia, Mato Grosso e Maranhão, sendo um dos beija-flores de distribuição mais ampla. 

Ssp. mellivora: Do sul do México ao Panamá e Colômbia, Equador, sudeste doPeru, norte da Bolívia e leste da Venezuela, Trinidad, Guianas e Brasil Amazônico. 

Ssp. flabellifera: Ilha de Tobago.


  
Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Portal Brasil 500 Pássaros, Beija-flor-azul-de-rabo-branco - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p153.htm Acesso em 08 mai. 2009

SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.

Sick, Helmut. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro,1997.

http://ibc.lynxeds.com.
http://www.arkive.org.
http://www.planetofbirds.com.
http://eol.org.
http://neotropical.birds.cornell.edu.

Contribuição: Omar Ramos Borges.

2 comentários:

  1. beija-flor-azul-de-rabo-branco que fofo!
    Essas postagens são demais, não conheço profundamente os animaisinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu já vi esse beija flor por aqui, nas duas cores.
    Nas plantas da minha mãe então, são lindos de se ver e preservar.
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo