13 de julho de 2014

MUNDO ANIMAL: Suçuarana

Olá , Borboletinhas ,

Tudo bem , então vamos dar continuidade ao próximo post da coluna mundo animal, hoje vamos falar sobre as Suçuarana, espécie tão bonitinha que vemos no zoológico.

Suçuarana


A suçuarana (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) também chamada de puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha, é  um mamífero da família felídeos nativo das  Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais freqüentemente relacionada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e guepardo como parentes próximos.
Um hábil predador espreiteiro-emboscador, a suçuarana possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem ungulados como cervos e ovelhas, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas, em particular na parte do norte da sua espécie, mas também caça espécie tão pequena como insetos e roedores. Prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas de atacar à espreita, mas ele pode viver em áreas abertas. Suçuaranas são conhecidos por matarem pelo menos um cervo adulto por semana; Porém, em clima quente, diferentemente dos ursos, não ingerem restos de carne de outras caças.
A suçuarana é territorial e persiste em densidades demográficas baixas. Os tamanhos dos territórios individuais dependem do terreno, vegetação, e abundância de presas. Embora seja um grande predador, nem sempre é a espécie dominante na sua variedade, como quando ele compete pela rapina com animais como o lobo cinzento. É um animal recluso e normalmente evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente na freqüência.
Taxonomia e evolução
A suçuarana é o maior dos pequenos gatos, variedade de adultos de 60 até 75 kg, com animais que conseguem pesos excepcionais de até 100 kg, e é colocada na subfamília Felinae; os grandes gatos são colocados dentro da subfamília Pantherinae. A origem da família Felidae ocorreu na Ásia há aproximadamente 11 milhões de anos.

Distribuição geográfica

A suçuarana habita as regiões Neártica e Neotropical,  adaptando-se aos mais diversos tipos de  biomas. Prefere áreas florestadas, mas é capaz de viver em ambientes desérticos. Evita áreas urbanas e rurais.,


Aparência

Sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes melânicos são comuns, enquanto albinos são raros.

Seu tamanho pode chegar até 1,95 m. Os machos adultos pesam de 53 a 72 kg, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 kg. Os espécimes de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente.

Reprodução

O tempo de gestação é de aproximadamente 95 dias, ao fim do qual nascem de dois a quatro filhotes. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que desaparece em torno dos seis meses. A maturidade sexual se dá entre dois e três anos. A expectativa de vida é calculada entre 9 a 13 anos no ambiente selvagem e até 20 anos no cativeiro.


Dieta

A suçuarana é um predador competente, caçando desde grandes presas como alces e cervos a roedores e lebres. Os animais de clima temperado preferem caças maiores como os cervídeos, enquanto os de clima quente tendem a caçar presas de porte médio. Acredita-se que a competição com a onça-pintada leva a esse fato.
Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos. A suçuarana não come animais que não tenha matado.

Status de conservação

Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.
Dois hábitos da suçuarana a tornam presa fácil para caçadores e fazendeiros. As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir em árvores quando acuadas por cães, são facilmente morta a tiros.
De todas suas subespécies, uma encontra-se em extinção: o suçuarana-do-wisconsin. A pantera-da-flórida (Puma concolor coryi) que habita os Everglades encontra-se em grande risco de extinção, uma vez que se calcula que existam apenas de 25 a 50 indivíduos selvagens.

Referencias Bibliográficas
WWW.zoologia@sp.gov.br

2 comentários:

  1. Oi Andrea, acho os pumas que vivem em áreas mais frias muito lindos, eles tem bastante pelo e ficam bem fofos. O filhotinho é muito lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa,
    ela filhote parece até um gatinho fofo, mas quando adulta, socorro!
    Eu a conheço como Puma e elas correm muito, sao bem velozes!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo