28 de junho de 2014

Almanaque: Especial Copa 2014



Almanaque: histórias curiosas e divertidas para gente de todas as idades!No Brasil, um dos almanaques mais conhecidos é o Almanaque do Pensamento, editado desde 1912.
 Folheto ou livro que, além do calendário do ano, traz diversas indicações úteis, poesias, trechos literários, anedotas, curiosidades etc. (Houaiss)

E  este é um post especial, sobre a Copa do Mundo, especificamente sobre as oitavas de final.  

Oitavas de Final

Jogo 49

28/06/14  (13H)   Belo Horizonte (Minerão)

1º do Grupo A  X  2º do Grupo B 
Brasil x Chile 

Grupo A:
Brasil- CamarõesCroácia-México
Os fantasmas não se divertem

Chegou a hora. Hora dos jogadores que são referências nos maiores clubes do mundo tentarem em casa, conquistar o mais importante título do futebol pela sexta vez. Ganhar em casa 'é obrigação' .
A Croácia contava com o futebol de Luka Modric, do Real Madrid, que é veloz no meio-campo, marca como zagueiro, mas vai rápido à frente.   O México, eterna pedra no sapato brasileiro, não deve ser desprezado. Os leões de Camarões já não são tão indomáveis.
O Brasil tem Neymar como esperança de jogadas diferenciadas. Tem um meio-campo e uma defesa sólidas. Tem a experiência de dois campeões do mundo no banco, Parreira e Felipão. Que venha o hexa.   

Grupo B:
Espanha-Holanda-Chile-Austrália
Para se vingar do Carrasco

Foi  pelos pés de Sneijder que o Brasil deu adeus à Copa da África do Sul, em 2010. Depois de lançar na área brasileira a bola que Felipe Melo mandou para as redes, contra, o meia ainda anotou o segundo gol na vitória por 2 a 1 da Holanda, ainda nas quartas de final.
Quatro anos depois, o carrasco do Brasil está de volta. Talvez não no mesmo nível que antes, mas ainda assim letal. E, com a mesma base holandesa, que ainda conta com Robben, quer calar, de novo, os torcedores da casa. 
SNEIJDER(HOLANDA)Carrasco do Brasil em 2010, o meia hoje defende o Galatasaray, da Turquia, e aos 29 anos ainda é, ao lado de Robben, do Bayern, a principal arma do time holandês.  
Se a combinação de resultados conspirar, o encontro pode ser nas oitavas. Aí é que mora o perigo.
Na chave, a Austrália foi figurante. A Espanha, a atual campeã-sobre a própria Holanda-, era a favorita. O Chile  ficou para as oitavas. Mas, desta vez, que o carrasco Sneijder seja o executado.    
DIEGO COSTA (ESPANHA)Filipão iria convocar o atacante, mas o artilheiro do Atlético de Madrid optou por se naturalizar espanhol.  
 VALDIVIA (CHILE)Apesar  de  chileno, o Mago conhece bem o futebol brasileiro. O meia do Palmeiras será uma espécie de tutor dos seus companheiros na disputa da Copa do Mundo.
Guia da zica 
Ouvir o canto de uma coruja e matar um gato (de qualquer cor ) dão sete anos de azar para os chilenos.
   
Jogo 50

28/06/14  (17H)   Rio de Janeiro (Maracanã)

1º do Grupo C X  2º do Grupo D
Colômbia x Uruguai

Grupo C
Colêmbia-Grécia-Costa do Marfim-Japão
Presa ou predador


Eles são os predadores de seus clubes.Diddier Drogba e Yaya Touré ganham títulos importantes na Europa, são líderes e referências, mas quando o assunto é o aproveitamento pela seleção da Costa do Marfim, a coisa muda e mudou. 
O time comandado pelo francês Sabri Lamouchi busca um feito inédito: ser a primeira seleção africana a chegar à semifinal de um Mundial. A Colômbia favorita ao primeiro lugar.
A Grécia, uma das mais fracas equipes europeias a participar da Copa do Mundo. Japão, o time asiático tem bom toque de bola do meio para a frente, mas sua defesa não é das mais confiáveis.
Mitroglou
  

Grupo D
Uruguai-Costa Rica-Inglaterra-Itália
Um grupo mal-assombrado 

Grupo D tem no currículo sete títulos mundiais. Quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Inglaterra. A coadjuvante da chave é a Costa Rica. E o fantasma que assusta as três equipes tradicionais é a possibilidade de uma delas cair na primeira fase. E isso vai acontecer, pois só duas seleções passam para a segunda fase.

O Uruguai tem um time envelhecido, mas que ganha força com a camisa celeste. Foi assim em 2010, quando contrariou os prognósticos e conseguiu chegar à semifinal na África do Sul. De 1950, então, nem se fala. Basta lembrar a palavra 'Maracanazo' para sentir arrepios.
Suarez(Uruguai)O atacante vive boa fase e é a esperança de gols dos uruguaios. Como joga na Inglaterra (Liverpool), conhece bem os defensores britânicos, o que pode se tornar uma vantagem.
Guia da zica:
Derramar vinho na mesa e deixar uma tesoura com as pontas abertas são coisas que significam azar para os uruguaios.
  
JOGO 51

Dia 29/06/14 (13h\) Fortaleza ( Castelão)

                                                  1º do Grupo B X  2º do Grupo A
                                                             Holanda x México

                                                                           JOGO 52

Dia 29/06/14 (17h) Recife (Arena Pernambuco)

                                                  1º do Grupo D X  2º do Grupo C
Costa Rica x Grécia               

JOGO 53
Dia 30/06/14 (13h) Brasília (Mané Garrincha)

                                                  1º do Grupo E X  2º do Grupo F
                                                                 França x Nigéria

                                                                      Grupo E
                                                 Suiça-Equador- França-Honduras 

                                                                Corcunda 'fenomenal'
Sobrou pra ele. Assim como o Corcunda de Notre-Dame tinha a obrigação de tocar o sino da catedral pontualmente, o atacante Benzema terá de fazer a Seleção da França trabalhar direitinho, como um relógio. Isso porque o antes principal articulador de jogadas, Franck Ribéry, foi cortado na última.
Mas assim como Quasímodo, o agora protagonista Benzema também pode assustar. O atacante de 26 anos segue os passos de seu maior ídolo e, inclusive, hoje veste a mesma camisa: a 9 do Real Madrid.
Benzema é fã de Ronaldo, o Fenômeno, a ponto de não esconder de ninguém  que na final da Copa de 1998 vestiu a camisa do Brasil  e torceu contra seu país.
A Suiça é a favorita para levar o segundo lugar. O velho ferrolho se aliou ao futebol  ofensivo da nova geração. Shaqiri, Seferovic, Granit Xhaka, e os veteranos Inler, Behrami, Dzemaili e Barnetta dão o toque ofensivo. O Equador vai brigar com a Suiça, mas tem menos força, principalmente após a morte de Chucho Benítez, seu principal atacante. Honduras será o saco de pancadas da chave.
 Shaquiri( Suiça)O meia do Bayern de Munique é a alternativa do time suíço, que joga um futebol pragmático focado na marcação. É ele o jogador mais acionado nos contra-ataques.  
 Benzema (França)Atacante do Real Madrid se inspira em Ronaldo. E muitas vezes já monstrou qualidades semelhantes. Se a França engrenar, será o terror das defesas adversárias.  
Guia da Zica 
Receber sal da mão de alguém, colocar o pão de cabeça para baixo e cruzar garfo e faca em um prato são coisas que trazem má sorte para os franceses.

Cruzar com gato preto, quebrar espelho, passar embaixo de escada, abrir guarda-chuva em casa e levantar com o pé esquerdo são superstições comuns a suiços, hondurenhos e equatorianos.   

Grupo F

Argentina-Bôsnia-Irã- Nigéria
Pequeno e perigoso

Argentina. Esta aí a maior candidata a aterrorizar os brasileiros. Uma conquista da Copa do Mundo em pleno território do maior rival seria a glória para o país e um vexame que jamais seria esquecido por aqui. O problema é que essa possibilidade  foge da mera especulação e tem chance de se tornar real. Os bicampeões mundiais têm uma equipe forte e credenciada para aprontar por aqui. 
E quem pode comandar essa tragédia verde-amarela é Lionel Messi. Ele parece inofensivo, às vezes desaparece em campo, mas, de repente, assassina as esperanças do adversário com sua habilidade e talento.
Teoricamente, o caminho argentino não parece dos mais duros. A disputa pelas duas vagas na segunda fase será com Nigéria, Bósnia e Irã.
A Nigéria é a atual campeã africana e conta com Moses, do Liverpool, e Mikel, do Chelsea, no elenco. Mas no momento, isso não significa muito. O resto do time é muito fraco, e o que mais aparece no jogo nigeriano é a correria, sem criatividade.
No Grupo F, a zebra poderia vir da África e sim da Europa. A Bósnia disputa seu primeiro Mundial, mas tem um grupo voluntarioso, acostumado a avançar e a fazer muitos gols.
O Irã vem para sua terceira Copa do Mundo com um objetivo claro: tentar se classificar para a segunda fase. E só.

Messi (Argentina)Quatro vezes eleito melhor jogador do mundo e maestro do Barcelona que encantou o mundo sob o comando de Pep Gardiola. Precisa falar mais?

Mikel (Nigéria)A missão do nigeriano é brecar a correria e dar qualidade ao meio-campo. Sua credencial é o trabalho de 'carregador de piano' no Chelsea do técnico Mourinho.
Guia da zica

Ver um rato, abrir um guarda-chuva dentro de casa, usar roupa amarela( viu, Brasil???) e levantar com o pé esquerdo é o que traz azar para os argentinos.


Os pássaros não são exatamente figuras queridas para os rivais dos hermanos. Bósnios e iranianos dizem que corvos dão azar . O povo do Irã também não curte corujas, assim como os nigerianos.



JOGO 54
Dia 30/06/14 (17h) Porto Alegre ( Beira-Rio)

                                                  1º do Grupo G X  2º do Grupo H
                                                          Alemanha x Argélia
                                                           
      
                                                                      Grupo G
                                                 Alemanha- Portugal-Gana-EUA 

                                                        Quem vai encarar a fera?



Sem um time talentoso, o espaço para conquistar a liderança do Grupo G fica mais aberto para a Alemanha, uma das favoritas ao título. O equilíbrio em todos os setores e a experiência são os pontos fortes dos tricampeões, que contam com a segurança do goleiro Neuer, a visão de jogo do volante Schweinsteiger e os gols do atacante Klose.


Klose (Alemanha)

O atacante de 35 anos vem para sua quarta Copa do Mundo. E já se igualou ao recorde do brasileiro Ronaldo, como maior goleador dos Mundiais.

Guia da Zica

Além de evitar passar embaixo de escadas, os alemães também acreditam que ver um morcego é sinal de mau agouro.


                                                                     Grupo H
                                                 Bélgica-Argélia-Rússia-Coréia do Sul

                                                     O fantasma que não assusta



Tudo bem que a Bélgica assombrou seus rivais nas eliminatórias da Europa para o Mundial.Inspirado pelo habilidoso meia Hazard e pelo seguro goleiro Cortois, os belgas - fortes no ataque e frágeis na defesa - fazendo um bom papel na primeira fase. que voltam após ficarem duas Copas do Mundo de fora.


Pela frente, o futebol pragmático da Rússia comandada pelo italiano Fabio Capello.
De qualquer forma, a Bélgica quer provar que não é só um coadjuvante de luxo e pode assustar

Hazard (Bélgica)

O garoto de 23 anos é o mais talentoso da Bélgica. Seu forte são as descidas pelo lado esquerdo

Guia da Zica

Os argelinos acreditam que vestir uma roupa do avesso é sinal de que algo ruim está por vir. Derramar  sal em cima da mesa também dá azar.
JOGO 55
Dia 01/07/14 (13h) São Paulo ( Itaqueirão)

                                                  1º do Grupo F X  2º do Grupo E
                                                          Argentina x Suiça

JOGO 56
Dia 01/07/14 (17h) Salvador ( Fonte Nova)

                                                  1º do Grupo H X  2º do Grupo G
                                                                Bélgica x EUA

Fonte: Metro
By Sonia

Um comentário:

  1. Oi Andrea,
    Passei apenas um olho rapido no post, não sou muito chegada a futebo e confesso que estou torcendo pra essa copa acabar logo.
    Não aguenta mais saber o que a seleção tá comendo de café da manha, e do cabelo do Neymar, hahahahaha...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

© Borboletas do Saber - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo